fbpx Skip to main content
Comportamento e Cultura

Projeto Verão 2018 ou Projeto Forever?

É primavera. Penúltimo mês do ano. Nesta época, não falta gente focada no projeto verão, correndo atrás de tratamentos estéticos, dietas mirabolantes, ginásticas e demais procedimentos para ficar bem na foto e fazer bonito na praia, piscina ou cachoeira no início de 2018.

Não há nada errado em dar aquele gás no treino e na alimentação com o objetivo de ficar em forma para o verão e enfim finalizar o projeto verão. Problemático é não praticar atividades físicas e se alimentar de forma irregular durante o outono e o inverno, acreditando que na primavera é possível correr atrás do prejuízo e alcançar resultados desejáveis para estar em boa forma em janeiro. É o famoso projeto verão. Urgente, de última hora e com promessas a curto prazo.

Sensato é agir de forma responsável. Por que não adotar uma reeducação alimentar? É a maneira mais eficaz para acabar de vez com o efeito sanfona e manter o peso a longo prazo, e não apenas em determinada estação do ano. Afinal, o processo de emagrecimento e de manutenção de um peso ideal passa pela mudança de mentalidade e, consequentemente, de hábitos a serem adotados por toda a vida.

A alimentação pode ser ajustada ao clima e às demandas. O inverno é a estação ideal para consumir sopas, por exemplo. O verão, por sua vez, pede alimentos mais leves e frescos, como sucos e saladas. Se você já se alimenta de forma correta e se exercita regularmente, consultar um nutricionista ou profissional de educação física para melhorar ainda mais o shape – se for o seu desejo – é uma ótima opção.

projeto verao
O verão pede alimentos mais leves

As atividades físicas também podem passar por adaptações – e há bons motivos para você fazer isso. Você sabia que se exercitar no inverno pode aumentar a queima de calorias em até 30% a mais que nas demais estações? É isso mesmo, não ceda a preguiça nessa época e em nenhuma outra. Com o horário de verão, bom mesmo é aproveitar o dia mais longo para se exercitar – nas ruas, na academia ou nas quadras. Outro bom motivo para não cair no sedentarismo.

Afinal, o segredo para atingir – e manter – a boa forma não está nas dietas da moda, no jejum intermitente, no projeto verão que se inicia no final ano, nem em falsas promessas. A solução está na mudança de hábitos a médio e longo prazo.

Já basta a correria típica dos finais de ano, marcada por fechamentos em empresas, festas, planejamentos para o ano seguinte, presentes e afins. Você não precisa de mais um motivo para se estressar nesta época. Por isso mesmo, evite projetos com resultados a curto prazo. Troque o projeto verão pelo projeto forever a partir de hoje. Busque sempre o equilíbrio e o bom senso, em todas as estações do ano. Por falar em fim de ano, cuidado com as festas e todas as suas tentações gastronômicas. Não se preocupe: não vou me estender agora. Isso é assunto para o próximo post 😉

Alana Moura

Te contarei tudo sobre: Alimentação

POSTS RELACIONADOS

One thought to “Projeto Verão 2018 ou Projeto Forever?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.