Skip to main content
Qualidade de Vida

Preguiça de Malhar? Tenho uma notícia ruim para você…

Se você escolhe subir pelo elevador do que pela escada, dormir mais 15 minutinhos ou deixa a academia para o dia seguinte, esse post é ideal é para você.

05:00 o relógio desperta com o nome do alarme: “Corrida Matinal!”

Sua cama está quente, o dia ainda está escuro e seu corpo está relaxado! Mas você precisa criar uma força descomunal para levantar, trocar de roupa e começar a corrida, pois seu subconsciente sabe que você não quer levantar, mas precisa!

Se identificou? Pois sim, esse é um problema que muitas pessoas têm e esperam que essa “preguiça” seja apenas passageira, e que logo, logo passe, porém, temos uma notícia não muito boa para você. Continue lendo nosso post sobre preguiça.

Afinal, porque algumas pessoas têm tanta preguiça?

Conexões não eficientes quanto o esperado entre certas áreas do nosso cérebro pode tornar-se mais difíceis para algumas pessoas o simples ato de agir. É o que diz uma pesquisa realizada pela Oxford University.

Sendo assim, se você não foi diagnosticado com esse problema, você só precisa daquele empurrãozinho…

Porque meu corpo não se adapta a esta frequência de praticar exercício físico?

De uma verdade você precisa saber: praticar exercício físico é contra a natureza humana, é o que diz o Doutor Dráuzio Varella em seu vídeo (preguiça).

Segundo Varella, nosso cérebro foi moldado numa época de miséria, onde não havia comida. Então existia uma necessidade de permanecer parado justamente para qualquer uma das necessidades pudesse ser atendidas.

Eles gastam sua energia em 3 situações: correr atrás de acasalamento, atrás alimento e fuga dos predadores. E quando essas três necessidades estão satisfeitas, ele descansa. Por isso, nenhum animal desperdiça energia e por isso que nós temos tanta preguiça…

Ser preguiçosa me traz muitos problemas?

Toda falta de movimento traz problemas para seu corpo e é preciso ficar atenta a eles, como:

  • Seu coração bate mais rápido.

Claro que, como qualquer músculo, se seu corpo fica parado, ele tente a perder um pouco a capacidade funcional. Assim com essa perda ele terá que bater um pouco mais rápido para enviar o mesmo volume de sangue ao corpo que um coração “atleta”.

  • Sua respiração fica ofegante até em caminhadas mais curtas.

A capacidade dos pulmões dos atletas é outra em comparação aos sedentários, então, qualquer caminhada ou lance de escada já bate aquele desconforto.

  • Seus músculos podem atrofiar.

Ocorre um encurtamento da capacidade dos seus músculos, o que possivelmente podem ocorrer as atrofias.

A vontade de praticar atividade física virá espontaneamente?

A notícia ruim é essa: Infelizmente não. Se você está esperando chegar aquela vontade ENORME de malhar as 06:00, ou se você espera olhar para a pista de corrida às 22:00 e seu coração até dispara de tanta animação, sinto muito mas infelizmente ela não virá. Seu corpo vai querer ficar tranquilo, parado e só você e a sua disciplina é que poderão mudar sua qualidade de vida.

Tem cura para essa preguiça de malhar?

Você tem que bater um papo com você mesma e começar a ter um único foco: DISCIPLINA.

No começo, você vai pensar que é muito chato, mas depois que você começa seu exercício vai ficando melhor e quando termina, aí sim fica ÓTIMO. A sensação de dever cumprido, a endorfina, o bem-estar tomam conta de você e depois é só descansar o resto do dia. Feliz por ter feito seu exercício.

Vale lembrar que a atividade física garante um melhor desempenho do seu músculo, seu coração passa a ter mais competência, e sua capacidade respiratória melhora consideravelmente. Sem contar no ânimo que você fica até o fim do dia. Vai por mim, você vai amar os resultados.

Existe alguma forma de reduzir esse estado da preguiça?

Na internet você encontrará várias dicas sobre como acordar animada, com energia, mas não existe fórmula mágica, uma vez que você estará lutando com seu cérebro. É claro que essa vontade pode nos visitar quando for a uma praia ou quiser visitar os amigos em um sítio, mas no dia a dia, jamais, afirma Dráuzio Varella.

Temos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa corrida em busca da sua qualidade de vida, mas não são mágicas, ok?

  1. Tenha foco – Só pense em ir, após um tempo, você sentirá os efeitos.
  2. Comece devagar – Não adianta querer correr uma maratona no seu primeiro dia, isso pode ser até prejudicial a sua saúde. Comece com pequenas largadas, sem desgastar muito suas articulações e com o tempo avance…
  3. Durma bem – Uma boa noite de sono fará você acordar mais disposto e melhor, confie! 😉
  4. Tenha um calendário impresso – Sempre que finalizar sua atividade física marque um “X” no dia do calendário e coloque na sua visão. É bom ver o nosso resultado, viu?
  5. Alimente-se bem – Comer uma feijoada com lasanha antes de dormir ou de malhar não dá certo. Escolha alimentos leves, ok?

Bom, a notícia ruim você já sabe, agora que tal colocar essas dicas em prática e fazer o seu dia ser melhor? Depois conta pra gente os resultados aqui nos comentários!

 

#verdadesqueprecisamossaber

 

Theo Nogueira

Te contarei tudo sobre: Recuperação e Perfomance

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.