fbpx Skip to main content
Saúde

Osteoporose – 6 fatos que você precisa saber

Saiba mais sobre Osteoporose

Osteoporose – 6 fatos que você precisa saber

Não basta viver muito. É preciso viver com qualidade. A expectativa de vida no Brasil e no mundo, como se sabe, cresce anualmente. Com o envelhecimento progressivo da população no Brasil, surgem novas demandas e mais preocupações.

Um dos males que mais acomete os idosos mundo afora é a osteoporose, doença caracterizada pela perda da massa óssea e, consequentemente, pela fragilização dos ossos, aumentando o risco de fraturas e prejudicando a locomoção.

De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose, a enfermidade acomete cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, número que cresce com o envelhecimento da população. No entanto, a maioria dos afetados ignora que possui a doença. Selecionamos 6 fatos – alguns mais conhecidos, outros nem tanto – sobre a osteoporose que você precisa conhecer.

A osteoporose afeta ambos os sexos.
A osteoporose afeta ambos os sexos.

 

A osteoporose afeta ambos os sexos.

Cerca de 25% das mulheres com mais de 50 anos ou que já passaram pela menopausa são acometidas pela osteoporose, ao passo que cerca de 10% dos homens na faixa etária de 65 anos sofrem com a doença. Outros perfis de pessoas, como as mais jovens, também estão vulneráveis.

Queda de hormônios, ossos mais frágeis.

A cada ciclo de 7 a 10 anos, o corpo faz uma renovação de toda a estrutura óssea. A osteoporose acaba prejudicando essa nova formação por efeito das células que fazem a reabsorção óssea e daquelas que são responsáveis pela formação óssea. A falta de estrogênio (no caso das mulheres) e a falta de testosterona nos homens são fatores que aumentam essa reabsorção e, consequentemente, tornam os ossos mais frágeis.

Infância saudável, riscos reduzidos.
Infância saudável, riscos reduzidos.

Infância saudável, riscos reduzidos.

Uma pessoa que manteve uma alimentação rica em cálcio, vitamina D e ômega 3 durante a infância e a adolescência terá menos riscos de desenvolver osteoporose na fase adulta. Lembrando que a vitamina D é responsável pela absorção de cálcio pelo organismo.

Se expor ao sol nos horários corretos evita a osteoporose e até outras doenças
Se expor ao sol nos horários corretos evita a osteoporose e até outras doenças.

Sol do bem.

Além da alimentação, a exposição moderada ao sol (antes de 9h e após às 15h) é benéfica e ajuda a evitar a osteoporose e outras doenças. Cerca de 90% da vitamina D presente no nosso organismo é obtida a partir da exposição ao sol; apenas 10% vem da alimentação.

Vida ativa.

A fisioterapia oferece um trabalho de fortalecimento do músculo, ajudando a prevenir possíveis deformidades e fraturas ósseas, além de melhorar a coordenação e o equilíbrio do paciente, evitando quedas. Consulte o seu médico para saber qual atividade física (pilates, aeróbica ou outra) é a mais recomendada para você.

A suplementação é extremamente importante para prevenir os efeitos da osteoporose
A suplementação é extremamente importante para prevenir os efeitos da osteoporose

A importância da suplementação.

Dependendo da quantidade de vitamina D presente no organismo e da urgência em repô-la, pode ser necessário recorrer à suplementação. O colágeno em associação com a vitamina D e outros nutrientes beneficia não somente os ossos, mas os músculos, tendões e articulações, contribuindo para a manutenção de uma vida saudável na terceira idade, minimizando desconfortos e evitando a osteoporose. Consulte o seu médico e faça exames regularmente.

 

Agradecemos os seguintes profissionais por contribuírem com a elaboração deste blog post: Thatiane Costa Silva (endocrinologista), Carolina Pedroza (nutricionista) e Felipe Morais (fisioterapeuta).

Hanna Lima

Te contarei tudo sobre: Saúde

POSTS RELACIONADOS

One thought to “Osteoporose – 6 fatos que você precisa saber”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.