fbpx Skip to main content
Comportamento e Cultura

Dia da Mulher: ainda temos muito o que conversar!

Nenhum Dia da Mulher será como o de 2018…

Neste ano, a data é ainda mais internacional e emblemática, redimensionada por discussões pertinentes em todo o mundo.

Desde outubro de 2017, certos fatos que ocorriam há anos por debaixo dos panos e tapetes glamourizados de Hollywood ganharam as manchetes no mundo todo.

Temos muito o que conversar!

Tudo começou com as denúncias feitas contra Harvey Weinstein…

O então poderoso produtor de cinema. Acusado de assédio por mais de 80 mulheres, o fato se desdobrou na denúncia de outros assediadores e gerou o protesto no Globo de Ouro deste ano, no qual as atrizes compareceram vestidas de preto.

Meses antes do escândalo em Hollywood, quem ganhou os holofotes por aqui foi o ator global José Mayer, acusado de assédio por uma figurinista da emissora.

No Brasil, questões semelhantes já vinham sendo discutidas pelas redes sociais desde 2015. Lembra das ações #meuamigosecreto e #primeiroassédio? Muito além das alfinetadas, as campanhas chamaram a atenção sobre como o machismo pode ser – e ainda é – velado.

Longe da competitividade tão atribuída às mulheres…

O que vemos cada vez mais é mulheres se unindo e lutando por mais respeito, paz e igualdade. Afinal, a desigualdade ainda existe, o que se reflete no mercado de trabalho e na diferença salarial entre homens e mulheres.

Apesar dos avanços – e é preciso celebrar cada vitória, sim…

A quantidade de mulheres em cargos altos ainda é menor que a quantidade ocupada por homens. Na ansiedade por se impor e na busca por mais igualdade, algumas mulheres se adequam ao mundo dos homens. Contraditoriamente, algumas dessas mulheres, quando chegam aos cargos de chefia adotam posturas que podem ser consideradas machistas, discriminando outras mulheres de acordo com o estado civil e por serem mães – ou não. Por isso, é preciso repetir: os avanços estão acontecendo, sim, mas ainda temos muito o que conversar!

#desabafo

Clara Queiroz

Te contarei tudo sobre: Beleza & Bem-estar

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.