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Nutrição

Compulsão Por Doces, Mitos e Verdades Que Precisamos Saber

Compulsão por Doces

Pode chegar de mansinho. Logo depois do almoço, na parte da tarde, noite ou em determinados dias do mês. Atire a primeira sobremesa quem nunca sentiu um súbito desejo de comer doces – desejo este que possui diversos graus, dos mais aos menos controláveis. Pode começar com um bombom e terminar com o esvaziamento de uma caixa, caso típico de compulsão por doces.

Doces são deliciosos. Infelizmente, são muito calóricos, viciantes, pouco ou nada nutritivos e contribuem para o desenvolvimento de doenças como cáries, diabetes, sobrepeso e obesidade.

Quando o desejo por doces tende a se transformar em compulsão, cuidado! É o momento de repensar alguns hábitos, crenças e escolhas. Conheça alguns mitos e verdades sobre o consumo exagerado de doces, entenda as razões que provocam isso e o que fazer para lidar com essa situação.

Dietas restritivas aumentam a compulsão por doces

Verdade. Dietas restritivas e radicais não têm nada a ver com os pilares da reeducação alimentar. Por isso, são baseadas no consumo de pouquíssimas calorias, jejuns e/ou na eliminação de nutrientes indispensáveis ao nosso organismo. Logo, causam estresse e ansiedade, provocando o desejo de consumir pães, massas e doces de forma compulsiva.

compulsão por doces
Conheça alguns mitos e verdades sobre o consumo exagerado de doces, entenda as razões que provocam isso e o que fazer para lidar com essa situação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulheres gostam mais de doces do que os homens

Verdade. As mulheres tendem a gostar mais de doces do que os homens. Afinal, estão vulneráveis às oscilações hormonais e de humor provocadas pela TPM, o que leva ao consumo de doces para aliviar os sintomas.

Substituir os doces por suas versões diet e light é saudável

Mito. Se você achou que ingerir as versões diet e light do seu doce preferido fosse resolver o problema da compulsão por doces, ledo engano. Tais produtos tendem a conter menos gordura ou açúcar. No entanto, são ricos em sódio e conservantes, o que é prejudicial à saúde, sem mencionar que podem ser tão calóricos quanto a versão original. Prefira os doces fit, sem adoçantes artificiais.

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Conheça alguns mitos e verdades sobre o consumo exagerado de doces, entenda as razões que provocam isso e o que fazer para lidar com essa situação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chocolate amargo, iogurte, frutas secas e sementes são opções mais saudáveis

Verdade. Prefira frutas in natura, frutas secas (passas, tâmaras e ameixas secas), iogurtes e sementes no lugar dos doces tradicionais e repletos de açúcar. São opções mais nutritivas que ajudam a driblar a vontade de atacar as sobremesas. Os chocolates amargo e meio amargo, por sua vez, são ricos em flavonoides, ajudam a reduzir o estresse e aumentam a sensação de bem-estar, sendo mais indicados que os outros chocolates.

compulsão por doces
Conheça alguns mitos e verdades sobre o consumo exagerado de doces, entenda as razões que provocam isso e o que fazer para lidar com essa situação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Açúcar mascavo é mais saudável do que o açúcar refinado

Verdade. Por não passar pelo processo de refinamento do açúcar branco, o açúcar mascavo conserva nutrientes como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, além de ser livre de aditivos químicos. No entanto, a quantidade de calorias presente nos dois tipos de açúcar é praticamente a mesma. Diante dessas informações, pense bem e aja com sensatez na hora de fazer escolhas.

Cortar o açúcar de vez da dieta acaba com a compulsão

Mito. Quer reduzir a compulsão por doces? Não corte o açúcar de vez da sua vida. Assim como as dietas restritivas, tal radicalismo só vai trazer mais episódios de gula e compulsão.  A solução mais indicada é reduzir o açúcar progressivamente. Desta forma, seu organismo vai se acostumando e reduzindo a dependência com o açúcar ao longo do tempo. Repense seus hábitos.

E por falar nisso, se você pretende reduzir o consumo de doces com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, não deixe de conferir nosso post Projeto Verão 2018 ou Projeto Forever?.

Alana Moura

Te contarei tudo sobre: Alimentação

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3 thoughts to “Compulsão Por Doces, Mitos e Verdades Que Precisamos Saber”

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